“Ler…um prazer” – Semana da Leitura

A Semana da Leitura iniciou-se no Colégio Dinis de Melo com a participação de um grupo de alunos, do 5º ao 9ºanos, na Gala de Poesia para as escolas que decorreu no dia 21 de março, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. No dia 24, a biblioteca do colégio recebeu a visita especial do escritor Nuno Matos Valente para conversar com os alunos do 6º e 7ºanos sobre os seus livros e a aventura emocionante que é a leitura. Nesse mesmo dia, foi também altura de “Ler poesia…em boa companhia” com a ida de um grupo de alunos do 5ºano ao Lar Primavida, com a profª Helena Frontini, para um momento de partilha de leitura expressiva de alguns poemas. No dia 27 de março, houve uma sessão animada da Hora do Conto na biblioteca, dinamizada pela profª Helena Frontini, para alunos do 5º e 6ºanos. Nos dias 30 e 31 de março, houve livros à solta pela escola… livros inesperados em locais invulgares com a atividade Bookcrossing, dirigida a todos os alunos.

A XII Feira do Livro Usado, que decorreu na biblioteca durante toda a comemoração da Semana da Leitura e se destinou a toda a comunidade educativa, possibilitou a troca de livros ou a sua aquisição a preços simbólicos, redescobrindo-se, assim, novas histórias e novos autores. A biblioteca foi ainda palco de duas exposições que assinalaram a comemoração da Semana da Leitura. Assim, foi preparada, pela profª Ângela Jorge, a exposição “Em memória das vítimas do Holocausto”, alusiva à Segunda Guerra Mundial, com referências históricas, algumas em jeito de “pop up”, e diversas sugestões de leitura e de filmes do acervo da biblioteca. E porque a biblioteca é um espaço privilegiado para se descobrir o prazer de ler, foi apresentada, pela equipa de trabalho desse local, “A história da nossa biblioteca”, uma exposição alusiva ao seu nascimento há mais de vinte anos e o seu crescimento na escola. Foi também feita a divulgação de livros novos à comunidade educativa e apresentadas sugestões de leitura diversas.