Missão e Visão

Sobre nós

Tendo como princípios básicos o rigor, a inovação, a criatividade, o respeito e o bem estar, o Colégio Dinis de Melo é uma instituição de ensino particular e cooperativo com provas dadas há mais de 25 anos. A articulação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes abre diante dos alunos o caminho para o exercício de uma cidadania plena, responsável e democrática, proporcionando ferramentas adequadas à mudança e à integração na sociedade do século XXI.Assim, a nossa missão é: Ensinar a Ser, a Saber e a Fazer, em consciência, em liberdade e em responsabilidade.Pretendemos ser uma escola de referência a nível regional, promotora do sucesso individual e dos valores universais.

POLÍTICA EDUCATIVA

A sociedade do século XXI vive de mudanças constantes que exigem que os jovens sejam capazes de se adaptar às novas realidades. O Perfil dos Alunos, de natureza abrangente, transversal e recursiva, constitui o documento de referência para a organização e gestão curriculares. Estratégias, metodologias e procedimentos de cariz pedagógico e didático regem-se pelos princípios nele definidos.

Numa perspetiva transversal dos saberes, é fundamental que, no final da escolaridade obrigatória, o jovem:
• seja capaz de analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia;
• seja um cidadão livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia;
• seja capaz de lidar com a mudança e com a incerteza num mundo em rápida transformação;
• reconheça a importância e o desafio oferecidos conjuntamente pelas Artes, pelas Humanidades e pela Ciência e a Tecnologia para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo;
• seja capaz de pensar critica e autonomamente, criativo, com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação;
• esteja apto a continuar a aprendizagem ao longo da vida, como fator decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social;
• conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta;
• valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático;
• rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social.

A transversalidade assenta no pressuposto de que cada área curricular contribui para o desenvolvimento de todas as áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos. Em cada área curricular são convocadas diversas competências, que são os fundamentos para a aprendizagem ao longo da vida.

Todos estes princípios e linhas orientadoras ajudam a concretizar os fins a que nos propomos: a excelência na educação!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com