LA CHANDELEUR, POR CÁ!

Sabias que hoje, dia 2 de fevereiro se comemora a festividade “La chandeleur”? No âmbito da disciplina de Francês, os alunos do 9.º B tiveram a cargo este festividade e prepararam a feitura de crepes, com os mais variados recheios, que estão a ser vendidos aos colegas nos intervalos desta quinta feira. Além de conheceres esta tradição e te regalares com um bom docinho, irás estar a ajudar estes alunos a ter a sua viagem de finalistas. Já comeste um crepe hoje?

 Conhece agora a tradição:

La chandeleur é uma festa comemorada todos os anos na França e outros países da Europa. A comemoração tem origem pagã e cristã.

Chandeleur vem do latim candelarum (candelário em português). No paganismo, a chandeleur é conhecida como a “festa do fogo”. Ela marca o fim dos dias escuros de inverno, trazendo e luz da chegada na primavera, abençoando a terra para a futura plantação.

No cristianismo, corresponde à apresentação do menino Jesus ao templo e à purificação da virgem Maria. Ocorre exatamente 40 dias depois do natal, ou seja, dia 2 de fevereiro. A festa é considerada um marco para o fim das comemorações natalinas. Em certos países, as decorações de natal são retiradas nessa data.

La chandeleur, a festa dos crepes

A tradição de comer crepes nesta data é bem antiga. O papa Gelásio I distribuía crepes aos peregrinos em Roma. O formato circular e amarelado do crepe faz referência à roda da vida e ao seu elemento principal, o sol. Ele representa o retorno da primavera e da luz depois dos dias sombrios de inverno.

A tradição desta data, é que todas as velas da casa devem ser acesas. Os cristãos também costumam trazer velas para serem abençoadas na igreja e serem usadas durante o ano.

A preparação dos crepes também tem um ritual importante. Uma tradição do século V, diz que ao virar o crepe com a mão direita, você deve ter algo de ouro na mão esquerda (pode ser uma moeda também). Ao girar o crepe, ele deve cair perfeitamente de volta na panela. Segundo a lenda, isto traz prosperidade para o ano.

O primeiro crepe também é importante. Ele deve ser guardado no armário para que a colheita seja abundante.

A comemoração da festa dos crepes na França

Os franceses em geral, cristãos e não cristãos, costumam lembrar a tradição e comer ao menos um crepe doce no dia da chandeleur. Os recheios mais comuns são: nutella, chocolate, caramel au beurre salé (caramelo com manteiga salgada), beurre sucre (manteiga e açúcar), geléias e, para quem gosta, um pouquinho de chantilly.

Os crepes podem ser comprados prontos no supermercado ou feitos em casa. A receita de crepes é muito simples e fácil de ser feita além de render bastante.

Equipa de comunicação CDM

Comments are closed.