O International Computer and Information Literacy Study (ICILS), promovido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), avalia a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade. Avalia também as competências do pensamento computacional desses jovens que têm, aproximadamente, 13 ou 14 anos.
O estudo foi concebido para compreender até que ponto os jovens de todo o mundo estão preparados para estudar, viver e trabalhar na era digital. No quadro de referência são considerados duas dimensões da literacia digital e da utilização da informação – uma, recolher e gerir informação, a outra, produzir e trocar informação. Os alunos devem demonstrar que são capazes de uma utilização expedida, segura e responsável das tecnologias de informação e comunicação, nessas duas dimensões, num conjunto vasto de contextos pessoais e sociais.
O Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º anos de escolaridade em matemática e em ciências, desenvolvida pela IEA.
O TIMSS 2019 foi a 7.ª edição deste estudo de avaliação que, desde 1995, é realizado de quatro em quatro anos com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. A IEA destaca a relevância que essa informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.
(In IAVE)
No nosso Colégio estes testes foram realizados pelos alunos das turmas A e C do 8º. ano, nos dias 27 de abril e 4 de maio. Agora, é aguardar os resultados dos estudos... 😉