23 de novembro – Dia da Floresta Autóctone.

Celebra-se hoje, dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone.

O que é a floresta autóctone?

É uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, etc.

Por isso, hoje, plantamos no nosso jardim uma árvore autóctone, mais propriamente, um carvalho, oferecida pela Junta de Freguesia de Amor (a quem muito agradecemos). Os alunos do clube Eco-escolas estão também envolvidos numa ação de reflorestação num terreno da Junta, localizado na Lezíria dos Paus.

Este dia foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores no da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.

(fonte: Quercus)