Tenho voto na matéria@unicef

A Convenção sobre os Direitos da Criança considera que todas as crianças, com menos de 18 anos, têm o direito a serem ouvidas quando os adultos tomam decisões que as afetam.

Assim, a propósito das eleições autárquicas, aceitámos o convite da UNICEF Portugal e participámos, com duas turmas do 9ºano de escolaridade, no projeto Tenho voto na matéria, entre os dias 15 e 26 de setembro de 2021: uma consulta pública feita junto de crianças e jovens, de todo o país, sobre a sua comunidade.

O desafio foi apresentado e, depois de participarem no inquérito online, promoveram-se sessões de discussão em sala de aula para se conhecerem aspetos relacionados com a democracia, cidadania e eleições autárquicas, ao mesmo tempo que se levava os alunos a analisar criticamente a comunidade envolvente e os seus problemas quotidianos. Em pequenos grupos, os alunos expuseram os seus pontos de vista e pensaram em soluções para construírem uma sociedade mais democrática. Em suma, participaram de forma consciente e responsável naqueles que são os problemas dos adultos hoje, os adultos que serão eles amanhã.

Agora é só esperar pela divulgação pública dos resultados!

Sem comentários.

Deixar Comentário