VIVA A REPÚBLICA!

Nos finais do século XIX e princípios do século XX, um conjunto de circunstâncias provocaram o descrédito da Monarquia Portuguesa. Aliando-se um clima de crise generalizada da população ao crescente republicanismo, graças a uma boa propaganda e a uma forte militância, o desconforto face à Monarquia cresceu e lentamente congregou gente de todas as camadas sociais. Assim, em 1910, uma revolução militar e civil implantou a República em Portugal.

Neste contexto, o Clube da Cidadania procurou sensibilizar os alunos para a importância da comemoração desta data específica inscrita nas regras de observância dos direitos humanos tão propalados pela República, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Desta forma, os alunos das turmas C, D e E do 9.º ano, levaram a cabo uma breve investigação sobre a revolução republicana e a partir das pesquisas organizaram uma exposição alusiva ao tema.

A todos os que colaboraram neste projeto saudações republicanas !