O Dia da Estrela – em memória das vítimas do holocausto

• holocausto
  • estrela david
  • holocausto 5

A nossa escola, assente nos valores da cidadania, está a promover, desde 27 de janeiro até ao dia 1 de fevereiro, algumas ações que pretendem lembrar todos aqueles que foram vítimas do holocausto nazi. Juntamo-nos, de forma singela, à homenagem que a Associação Memória e Ensino do Holocausto (MEMOSHOÁ) e a Assembleia da República têm vindo a prestar ao longo da semana.

Deste modo, quero dar-vos a conhecer a atividade do dia 31 de janeiro, «o dia da estrela». Hoje, evocamos a memória de todos os que pereceram nos guetos, nos campos de trabalho e nos campos de morte como Auschwitz, convidando a comunidade educativa a usar a estrela de David. Cada estrela tem um número associado e os alunos procuraram, no cavalete da exposição patente no hall, o nome do prisioneiro e saber um pouco da sua história.

A História faz-se de memórias.