DIA DO DESPORTO, DA SAÚDE E DO AMBIENTE

No passado dia 25 de outubro realizámos, mais uma vez no nosso Colégio, o “Dia do desporto da saúde e do ambiente”. Este foi, como sempre, um dia destinado à prática de exercício físico de caráter competitivo, à promoção de um estilo de vida saudável e ao desenvolvimento de competências no âmbito do civismo e da proteção do meio ambiente, numa perspetiva de formação integral dos alunos.

As atividades de cariz desportivo contaram com três provas de caráter competitivo: Corta-mato, Mega Sprinter e Mega Salto. Para além destas provas, os alunos puderam ainda experimentar as modalidades de Dança, Ginástica, Xadrez, Andebol e Atletismo.

No âmbito das atividades de promoção da saúde, houve uma exposição sobre alimentação, um stand com venda de sumos naturais e um stand onde foi medido o índice de massa corporal. Os alunos puderam, desta forma, tomar maior consciência dos alimentos que ingerem, do impacto na sua saúde e serem aconselhados no sentido de desenvolveram hábitos de vida saudáveis.

Ainda neste dia, no âmbito da preservação do meio ambiente e numa atitude de solidariedade, foi promovido o concurso “A Turma mais solidária”. Esta atividade resulta da articulação dos projetos Eco-Escola e “Papel por alimentos” do Banco Alimentar. Esta ação tem um duplo objetivo: reutilizar, preservando o meio ambiente e poupando os recursos naturais, e ainda ajudar quem mais precisa já que o papel é trocado por alimentos para o Banco Alimentar. As turmas vencedoras do concurso “A turma mais solidária” foram o 5ºB e 5ºC. Com a colaboração de todos os alunos, professores e funcionários foi possível recolher cerca de 2000kg de papel, revelando assim uma atitude de grande solidariedade e participação cívica ativa.

Como forma de promover a participação de todos para preservar o ambiente, começando com aquele em que passamos os nossos dias, houve ainda, no final da atividade, uma Brigada Ecológica que teve como função fazer a limpeza do espaço circundante do Colégio e também no nosso pátio.

Aproveitamos para agradecer a presença dos nossos vizinhos, os utentes do lar Primavida, que também quiseram visitar-nos.