“As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas.” – assim começa o livro A maior flor do mundo, de José Saramago.
Conheces esta história linda? Fala de um menino curioso e do amor que dedica a uma flor, à natureza, fazendo com que floresça e que não se fine, num mundo cada vez mais despido de verde. Os meninos e meninas do segundo ciclo já conhecem o livro. Quarta-feira, dia 16 de novembro, dia em que se comemorou o centenário do nascimento do escritor, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, a história foi-lhes lida, pelas professoras de Português, na biblioteca. Além disso, os alunos assistiram ainda a um vídeo de animação com a história e ficaram a conhecer um pouco mais da vida e obra de José Saramago.
A atividade foi do agrado de todos, e, quem sabe, um dia “… as histórias para crianças passem a ser de leitura obrigatória para os adultos. Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”