AVEIRO – A CIÊNCIA E A ARTE DE MÃOS DADAS

Diário de Bordo - 05/04/2022

8h15 - Aveiro, aí vamos nós!

10h00 - Chegámos! Estamos agora na Fábrica - Centro de ciência Viva de Aveiro.

Querem saber por onde andámos?

Primeira paragem - A Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Oficina dos Robôs, onde miúdos e graúdos podem construir e programar um robô.

"Mãos na massa", exposição onde é proibido não mexer! Uma exposição que integra módulos interativos envolvendo várias áreas da ciência. Estes incidem em diferentes conteúdos científicos e tecnológicos, que muitas vezes encontramos no nosso dia a dia. Aqui, contámos com as explicações de um secreto e reservado cientista. O Daniel Charters ajudou-nos a compreender os fenómenos a que assistíamos. Aplicação adequada e corretíssima dos conteúdos em novas situações. Foi o nosso cicerone nesta sala.

Alguns alunos passaram pela cozinha, um laboratório que convida a descobrir a ciência e a tecnologia que existe em espaços tão familiares como a cozinha das nossas casas.

13h00 - E agora, almocinho que a fome aperta! No jardim da cidade, almoçámos e usufruímos de um belíssimo parque, num lindo dia de sol.

14h00 - Depois de andarmos "perdidos", lá fomos dar com o Museu da Cidade. Daí, o grupo dividiu-se. Nós começámos com a visita guiada pela cidade com destaque para os principais exemplares de Arte Nova e fomos terminar o nosso passeio no Museu de Arte Nova, um belíssimo exemplar do movimento Arte Nova em Aveiro.

Ao fim do dia, ainda tivemos tempo livre para os ovos moles e uns "recuerdos" para as mães.

17h00 - Amor, aí voltamos nós. Porque isto de passear é muito giro, mas alguns já precisam de descanso.

18h30 - Última paragem - Colégio Dinis de Melo

E já foram feitas algumas sugestões de melhoria. Alunos, muito obrigada pelo vosso contributo!