Missão e Visão

Sobre nós

Tendo como princípios básicos o rigor, a inovação, a criatividade, o respeito e o bem estar, o Colégio Dinis de Melo é uma instituição de ensino particular e cooperativo com provas dadas há mais de 24 anos. O ensino por nós ministrado ajusta-se aos princípios definidos pelo Ministério da Educação, enriquecido por um projeto educativo dinâmico que, embora sustentado em valores de raiz familiar, assume uma dinâmica educativa muito própria, ligada ao desenvolvimento das capacidades intelectuais, científicas, tecnológicas, desportivas e culturais dos nossos alunos. A escola que pretende formar integralmente os seus alunos tem de eleger como prioridade primeira a formação do caráter. Igualmente importante é o desenvolvimento do gosto pela aprendizagem que conduzirá ao saber fazer e à integração do aluno na sociedade e na vida ativa. Assim, a nossa missão é: Ensinar a Ser, a Saber e a Fazer, em consciência, em liberdade e em responsabilidade.
Pretendemos ser uma escola de referência a nível regional, promotora do sucesso individual e dos valores universais.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

O Colégio elegeu os seguintes princípios na sua atividade educativa:

1. Promover no aluno um ensino de qualidade, com aprendizagens bem sucedidas e um reconhecimento equilibrado de si próprio e um relacionamento positivo com os outros;

2. Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva com respeito pelas caraterísticas individuais de cada aluno;

3. Incentivar o respeito pela família, pela sua identidade cultural e pelos valores nacionais;

4. Garantir a aquisição e estruturação de conhecimentos sobre a natureza, a sociedade e a cultura, promovendo o respeito pelos direitos do Homem e liberdades fundamentais, assim como pelos princípios consagrados na Constituição da Carta das Nações Unidas, Convenção Europeia dos Direitos do Homem e na Convenção sobre os Direitos da Criança;

5. Proporcionar o desenvolvimento físico, estimulando o desporto, adaptando a sua prática, às capacidades próprias de cada idade;

6. Estimular o desenvolvimento de aptidões técnicas no sentido da solução de problemas práticos e da iniciação ao conhecimento tecnológico;

7. Contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico e da sensibilidade estética.

Todos estes princípios e linhas orientadoras ajudam a concretizar os fins a que nos propomos: a excelência na educação!